As Conexões Entre o Ceticismo Acadêmico e o Naturalismo Filosófico No Empirismo Radical de David Hume

Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (2) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo apresenta como intuito primordial a promoção de uma análise acerca das relações entre o naturalismo filosófico de Hume e a sua oposição ao ceticismo radical, estabelecendo, nesse sentido, uma vinculação entre as teses naturalistas do autor em questão e a sua argumentação em prol do ceticismo moderado. A dissertação, num primeiro momento, abordará sobre os elementos centrais da chamada “geografia mental”, proposta por David Hume na primeira seção de seu livro Investigação sobre o entendimento Humano. Além disso, será destacado o esforço do pensador na utilização do método experimental para a elaboração de uma nova ciência da natureza humana, ressaltando os princípios da natureza humana nas condições de percepção e conhecimento. O texto dissertativo realizará uma elucidação dos principais conceitos do empirismo do autor escocês, tais como: o hábito, a formação da crença, o papel da experiência nas inferências causais e a negação da razão como fundamento do conhecimento. Sob essa perspectiva, a construção dissertativa estabelecerá uma defesa da vinculação de David Hume ao “ceticismo COMPLEXITAS REVISTA DE FILOSOFIA TEMÁTICA – ISSN: 2525-4154 – QUALIS B3. Ed. 2022, V7, n 02. p. 01-16. 2 mitigado” em razão do naturalismo presente em sua obra, isto é, da compreensão segundo a qual os princípios da natureza atuam na percepção humana, orientando os indivíduos em sua postura de adoção de crenças e “verdades provisórias” como fundamentos de suas condutas. Fundamentado sob a metodologia de abordagem dedutiva, o presente trabalho foi construído com a utilização de fontes bibliográficas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,471

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ceticismo e naturalismo: algumas variedades.P. F. Strawson & Jaimir Conte - 2008 - São Leopoldo, RS, Brasil: Editora da Unisinos.
O Ceticismo Quanto À Razão Em HUET e Hume.Wendel de Holanda Pereira Campelo - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):239.
A natureza da filosofia de Hume.Jaimir Conte - 2010 - Princípios 17 (28):211-236.
O ceticismo filosófico.André Verdan & Jaimir Conte - 1998 - Florianópolis, SC, Brasil: Editora da UFSC.

Analytics

Added to PP
2023-09-26

Downloads
17 (#875,159)

6 months
14 (#188,120)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references