O Cinismo em Aguafuertes Porteñas, de Roberto Arlt

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):169-184 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Roberto Emilio Godofredo Arlt foi um escritor, jornalista e dramaturgo argentino considerado um dos maiores escritores da literatura latino-americana. Em suas obras, ele recupera o valor estético popular e contesta a hierarquização de saberes por meio de homenagens aos tipos marginalizados da cidade de Buenos Aires. Um exemplo dessas homenagens é a obra Aguafuertes Porteñas, composta por crônicas que têm como personagens principais tipos populares como o malandro, o solteirão, o homem traído, o preguiçoso, entre outros. Esses tipos possuem uma maneira singular de vida, que foge às convenções impostas socialmente. Sendo assim, pretende-se, neste artigo, analisar alguns dos personagens desse autor, levando em consideração o modo de vida que eles possuem. Pretende-se, também, comparar os personagens de Roberto Arlt com os cínicos, filósofos da Antiguidade que praticavam a corrente filosófica denominada Cinismo, à luz dos estudos realizados por Michel Foucault e Olimar Flores Júnior. Os resultados desse trabalho concluem que os tipos populares de Arlt estão inspirados no Cinismo e mostram que existem possibilidades de existência além das que são impostas pelos discursos de ordem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Roberto Arlt en los años treinta.Mariano Oliveto - 2011 - Anclajes 15 (2):118 - 119.
O cinismo e a exaltação da Filosofia prática.Rafael Ferreira Parente - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (1):129-141.
Sócrates, el cínico.Ignacio García Peña - 2014 - Convivium: revista de filosofía 27:5-24.
Depressão em crianças com doenças crônicas.Elisa Kern de Castro - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:31-39.

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references