Os “três Agostinhos” do livre arbítrio/liberdade

Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):246-266 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Quem se limita a ler apenas os dois primeiros livros do diálogo Sobre o Livre Arbítrio, de Santo Agostinho, escritos em sua juventude em resposta aos maniqueus, correrá o risco de pensar que está é a única e genuína concepção agostiniana de livre arbítrio/liberdade. Pois, até aquele momento Agostinho usa indiscriminadamente os termos livre arbítrio e liberdade como sinônimos, dando ao homem uma total independência em relação à graça divina. Entretanto, nas obras da maturidade, a começar pelo livro III do supracitado Diálogo, quando entram em questão em seu sistema filosófico-teológico os conceitos de pecado original e graça divina, Agostinho inicia uma progressiva distinção entre livre arbítrio e liberdade, na qual, num primeiro momento, na polêmica contra os pelagianos, o livre arbítrio aparece como parcialmente dependente em relação à graça divina, ficando a liberdade restrita apenas a pessoa de Adão, e, num segundo e último momento, na disputa com os semipelagianos, quando será acrescida à questão da predestinação, o livre arbítrio reaparece como totalmente dependente da graça divina. Aqui, paradoxalmente, com a cooperação da graça irresistível, os santos homens predestinados alcançarão a “verdadeira liberdade” em Deus. Eis o que iremos demonstrar no presente artigo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Graça e Livre Arbítrio em Blaise Pascal.Luís Oliva - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Liberdade e Livre-arbítrio em Hobbes.Yara Frateschi - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 17 (1).
Agostinho e a “descoberta” da vontade: primeiro estudo.Roberto Hofmeister Pich - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (3):139-157.
O fundamento lógico da passagem do arbítrio para a liberdade ética em Hegel.Hans Christian Klotz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):106-115.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
32 (#502,492)

6 months
4 (#798,951)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcos Roberto Nunes Costa
Universidade Federal de Pernambuco

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references