Nacionalismo e Pluralidade: uma interface entre o Pensamento Político de Hannah Arendt e a Psicanálise de Freud

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (8) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho se situa na interface entre a Filosofia Política e a Psicanálise, sendo seu objetivo investigar o conceito de nacionalismo, contrapondo-o ao de pluralidade, enquanto uma condição do humano, tomando como fundo os processos identificatórios. Para desenvolver o objetivo proposto, nos debruçamos sobre a obra de Hannah Arendt, visando os conceitos de nacionalismo e pluralidade, bem como compreender o modo como tais conceitos compuseram o pensamento de sua filosofia política. Dentro deste contexto, os conceitos de massa e identificação foram costurados à discussão, já que uma massa é liderada por um líder com quem os indivíduos que a compõem estabelecem uma forte relação de identificação. Neste aspecto, a teoria freudiana colaborou com os conceitos de massa e identificação. Ao longo deste trabalho, foi desenvolvida a hipótese de que o nacionalismo consiste em uma estratégia política de cunho psicológico: uma pretensa promessa de união, de pertencimento, de unidade social e interna. Esta é uma pesquisa, em sua íntegra, teórica e bibliográfica. Como resultado, vimos que a interface entre a Filosofia e a Psicanálise se revelou como um campo frutífero para a abordagem do fenômeno do nacionalismo, no contexto da atual política contemporânea nacional.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Lei e a pluralidade em Hannah Arendt.Odilio Alves Aguiar - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):18-35.
Retórica e verdade na filosofia política de Hannah Arendt.Luciana Costa de Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):158-163.
Book Review. [REVIEW]Adriano Correla - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 7:165-173.
Práxis e poiesis: uma leitura arendtiana do agir político.Edson Luis & Almeida Teles - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 6:123-140.

Analytics

Added to PP
2023-12-22

Downloads
9 (#1,258,077)

6 months
9 (#315,924)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references