Embates ontológicos e epistemológicos com mulheres amefricanas: autonomia e independência em uma economia “informalizada”

Odeere 7 (1):107-125 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O notável lugar de destaque e o papel central das mulheres nas sociedades africanas pré-coloniais tem sido inferiorizado em empreendimentos coloniais de devastação dos modos de ser africano, com desdobramentos particulares sobre as mulheres em função da instrusão da hierarquia de gênero e da consequente generificação do trabalho. A descaracterização e criminalização das organizações socioeconômicas autóctones, matrifocalizadas, expressa-se pela nomenclatura de “economias informais”. À vista disso, o presente artigo teórico-empírico tem como objetivo articular como a categoria “matriarcado” se aplica à lógica de organização socioeconômica reinventada na contemporaneidade, produzindo autonomia e independência de mulheres. Iniciamos com o embate ontológico e epistemológico que incita a resiliência das estruturas familiares e econômicas matriarcais nas Améfricas. Em seguida, na etapa empírica, constatamos as manifestações da matrifocalidade partir de relatos de lideranças de organizações econômicas e religiosas de matriz africana. Tais tecnologias econômicas matricentradas representam fonte de geração de vida individual e coletiva e – sobretudo – a capacidade de reinvenção dos princípios do matriarcado nas Améfricas contemporâneas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,471

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Mulheres Faceis, Mulheres Dificeis.Livia Guimaraes - 2005 - Ethic@ 12 (1-2):187-197.
Rawls: o problema da autonomia e o coerentismo.Elnora Gondim - 2010 - Ideas Y Valores 59 (144):69-81.
Sobre Mecanismos en Sistemas Abiertos.Agustina Borella - 2017 - Libertas Segunda Época 2 (2):3-11.
Platón: del modelo del cosmos al modelo de la pólis.Francisco Bravo - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:40-58.

Analytics

Added to PP
2022-05-05

Downloads
8 (#1,325,033)

6 months
4 (#799,256)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references