A linguagem além da metafísica: uma questão de instinto e estilo em Nietzsche

Dissertatio 57:137-161 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nietzsche apresenta, no decorrer de sua obra, um persistente interesse pelo problema da linguagem, abordando sua origem terrena e sua dimensão demasiado humana, sua ligação ao âmbito instintivo de uma espécie animal e seu caráter artificial e plástico. O objetivo deste artigo é sugerir que tal tema relaciona-se à tentativa nietzschiana de superação da metafísica, em duas frentes. Negativamente, no reconhecimento dos limites da linguagem e da influência de certas seduções gramaticais em nossas concepções do que seria a estrutura fundamental do mundo. Positivamente, na elaboração de uma sintomatologia e de sua arte do estilo, elementos importantes de sua crítica da cultura e postura filosófica. Pretendemos, assim, indicar que a tematização e uso nietzschiano da linguagem possui papel central na elaboração de sua tarefa filosófica de intervenção cultural.

Similar books and articles

A Linguagem do Rito. A Propósito de um Texto de Gadamer.João Manuel Duque - 2013 - Revista Portuguesa de Filosofia 69 (2):195-204.
O logos em Heidegger: lógica, verdade e metafísica.Jaqueline Stefani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):47-61.

Analytics

Added to PP
2023-06-13

Downloads
61 (#265,071)

6 months
61 (#78,526)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Gabriel Herkenhoff Coelho Moura
Universidade Federal de São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations