“Foi assim que ele matou aquela-com-quem-ele-brincava-sempre”: uma análise da transgressão moral da personagem feminina em uma narrativa Paiter Suruí

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):92-105 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O Brasil possui uma grande diversidade de povos indígenas, dentre eles se encontra a população Paiter Suruí, uma etnia que se localiza em uma região fronteiriça ao norte do município de Cacoal até o município de Aripuanã. A este povo pertence a narrativa de expressão oral “Um Namorado-Anta”, que compõe o corpus da análise. O presente artigo tem por objetivo analisar como a transgressão moral da personagem feminina se estrutura e produz saberes acerca das relações de gênero. A narrativa em questão está contida no livro Vozes da Origem, organizado e traduzido pela antropóloga Betty Mindlin. O livro é uma seleção de narrativas provenientes da tradição oral do povo Paiter Suruí contadas em sua língua de origem, Tupi-Mondé, gravadas, transcritas e traduzidas para o português por Betty Mindlin em colaboração com jovens Suruí falantes do português. Para este estudo, a análise foi amparada nas contribuições teóricas da crítica psicanalítica em combinação com a crítica feminista. O percorrer da análise sinaliza que a personagem feminina é representada de forma transgressora como elemento fundamental para compor a moral da história, esse elemento é usado para transmitir a mensagem-chave dos valores e a punição a quem os transgride, reservando à mulher um prenúncio da atribuição de seu gênero. Dessa maneira, pode-se observar a forma como as dimensões sociais são apropriadas pelo fazer literário, sendo a personagem feminina presente na narrativa uma representação da mulher na sociedade Paiter Suruí, tanto quanto a narrativa se mostra uma representação da realidade cultural indígena com a propagação de seus valores.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Literatura e gênero: vetores para a formação do leitor.Cecil Jeanine Albert Zinani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):145-154.
Literatura e gênero: vetores para a formação do autor.Cecil Albert Zinani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):145-154.
A ficção literária serve pra quê? Ou quem tem medo de Elizabeth Costello?Licia Kelmer Paranhos - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):215-233.
Como Nasce um Ídolo: o Mito e suas Narrativas.Dayele Bomfim - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (1).

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
1 (#1,904,823)

6 months
1 (#1,478,781)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references