A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière

Griot : Revista de Filosofia 13 (1):87-108 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A partir da perspectiva dos três regimes de identificação das artes propostos por Jacques Rancière, a literatura ocupa um lugar central na superação do regime poético, ou representativo, pelo regime estético. Para Rancière, o realismo de escritores como Hugo, Balzac, Stendhal e Flaubert subverte as hierarquias e pressupostos normativos vigentes no regime poético das artes. A partir desses autores, qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser tratados como objeto literário sério, o que pode ser encarado enquanto a democracia em literatura. Também se valendo de análises de Erich Auerbach, o presente trabalho tem por objetivo explicitar como esse processo se deu, tentando mostrar por meio de alguns exemplos a maneira pela qual a literatura passou a ser desenvolvida em um espaço no qual as hierarquias dos temas e das ocupações sociais são quebradas e no qual se passa a denunciar a igualdade sensível de qualquer um. De um ponto de vista político-filosófico, Rancière promove aproximações à universalidade do juízo estético kantiano e à posterior proposta de Schiller no que diz respeito a uma educação estética da humanidade que retira dessa igualdade sensível o princípio de uma nova liberdade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,283

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Aesthetic regime's occupation of representation.Yonathan Listik - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):309-326.
Ulisses e as Sereias na partilha do sensível: Kafka e Homero.André Luís de Macedo Serrano - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):252-266.
Aquém da biopolítica: a parte de Jacques Rancière.Eduardo Pellejero - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):35.
Jacques Rancière. Contra-historias estéticas.Fernando Infante del Rosal - 2017 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 70:67-81.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
8 (#1,323,248)

6 months
5 (#648,018)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references