Sinneswahrnehmug bei Hugo und Bernhard

Revista Portuguesa de Filosofia 60 (3):687-706 (2004)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A Filosofla moderna tem prestado considerável atençao aos enigmas da percepçao sensível. Particularmente tratados tém sido a rela~io entre os objectos materiais percepcionados, os dados sensiveis e a representa~io dos objectos. Menos aten~io tem sido dada á percepçao de entidades imateriais bem como ao sentido mais amplo de 'sentido', ai se incluindo nilo apenas os cinco sentidos exteriores, mas também os sentidos interiores que organizam aquilo que é percebido bem como o sentido último das nossas vidas o qual pode funcionar como um principio organizacional para as actividades da nossa mente. Os teólogos medievais tinham em mente sobretudo este amplo significado da palavra sentido quando se dedicavam á investigaçao da percepçao sensível. Hugo de 5. Victor concentrou-se na percepçao visual do mundo e compreendeu os sentidos internos com base na metáfora do olhar Bernardo de Claraval viu o olhar interno na sua condi~ío de afectado peía queda. Para ele, o ouvido é o primeiro dos sentidos através do qual a verdade pode entrar e gerarfé, a qual por sua vez pode ser usada para ver Deus face-a-face depois da ressurrei~io. A concentraçao moderna na percepçaoo de objectos materiais conduziu a uma subestima~io da percepçao de informa~io imaterial, a qual é vital para a busca de sentido nas nossas vidas, algo que para os autores medievais era considerado óbvio

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,497

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Para que precisamos do conteúdo disjuntivo?Ernesto Perini-Santos - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
Hare and Others on the Proposition.John Corcoran - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (1):51-76.
Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
Hume e as bases científicas da tese de que não há acaso no mundo.Silvio Seno Chibeni - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):229-254.

Analytics

Added to PP
2013-12-23

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references