11 found
Order:
Disambiguations
Adriana Veríssimo Serrão [11]Adriana V. Serrão [2]Adriana Serrão [2]
  1.  8
    Hegel: Sobre a Exposição da Filosofia Em Ginásios Apresentação, Tradução e Notas.Adriana Veríssimo Serrão - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):187-206.
    O texto seleccionado e que se apresenta agora em tradução portuguesa pode ser considerado como uma síntese exemplar das ideias de Hegel relativamente ao ensino da filosofia a nível secundário. Sobre a exposição da filosofia em Ginásios é um texto redigido como resposta a Immanuel Niethammer, na altura Conselheiro escolar da Baviera, que solicitara a Hegel uma apreciação sobre a reforma geral do sistema de ensino cuja aplicação estava em curso nas escolas bávaras e que tinha a sua expressão legal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Poética da Razão: Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos.Adriana V. Serrão, Carla M. Simões, Elisabete M. De Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate Simões & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.) - 2013 - Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    Crónica.Claudia Milani, Maria Manuela Brito Martins, Adriana Veríssimo Serrão, Silvia Magnavacca, Pablo López López & Edmund Runggaldier - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):901 - 918.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Da essencia do jardim. Aproximaçoes a uma categoria filosófica.Adriana Veríssimo Serrao - 2008 - Philosophica 32:5-14.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Filosofia e paisagem. Aproximações a uma categoria estética.Adriana Veríssimo Serrão - 2004 - Philosophica 23:87-102.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    Natura Mater: O Habitar Ético na Natureza: Segundo Ludwig Feuerbach.Adriana Veríssimo Serrão - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):689 - 711.
    O presente artigo propõe-se mostrar até que ponto o pensamento de Ludwig Feuerbach (1804-1872) antecipa a tendência geral da filosofia contemporânea para ultrapassar o antropocentrismo e colocar no fundamento da realidade a correlaçāo originária entre Homem e Natureza. Numa parte inicial são sucessivamente abordados aspectos da filosofia da natureza e da ontologia da sensibilidade, conducentes à autonomia, ao valor intrínseco e à plenitude do real. Em seguida, considera-se a existência humana do ponto de vista concreto na diversidade de relações que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Natura Mater: O Habitar Ético na Natureza (Segundo Ludwig Feuerbach).Adriana Veríssimo Serrao - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):689-711.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Opacidade e limite na antropologia de Helmuth Plessner.Adriana Veríssimo Serrao - 2011 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 38:107-120.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Poética da Razão. Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos.Adriana Serrão, Carla Simões, Elisabete M. Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.) - 2013
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Paisagem: natureza perdida, natureza reencontrada?Adriana Veríssimo Serrão - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):07-27.
    Em vez de considerarem o problema da distinção entre Natureza e Paisagem, posição típica das teorias de Georg Simmel e de Joachim Ritter, os debates contemporâneos incidem sobretudo na questão da naturalidade do natural, e em particular na possibilidade de restituir à paisagem a naturalidade perdida.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel.Adriana Veríssimo Serrão - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021045.
    O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva e a religiosidade, expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia da religião (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark