Order:
  1.  28
    A teoria reconstrutiva do direito. Notas sobre a gênese lógica do sistema dos direitos fundamentais em Habermas.Luiz Repa - 2010 - Doispontos 7 (2).
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Nesse artigo procuro mostrar que a reconstrução habermasiana da gênese lógica do sistema de direitos é uma tentativa de explicitar o significado da práxis constituinte, reduzindo-a a dois elementos, o princípio do discurso e o conceito de forma jurídica. O princípio do discurso pode ser objeto de uma reconstrução interna, pela qual os participantes da práxis deliberativa podem reconhecê-lo como imanente a essa práxis. Isso porque o princípio do discurso se assenta nos pressupostos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  2.  12
    Liberdade social e forma de vida democrática em Honneth.Luiz Repa - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O artigo pretende desdobrar o conceito honnethiano de liberdade social e, em especial, seu vínculo com a ideia de democracia como forma de vida, tendo com objetivo sublinhar seus potenciais críticos para a compreensão dos conflitos sociais, mas também seus obstáculos e encurtamentos de perspectiva. Defende-se que as duas noções – liberdade social e democracia como forma de vida – configuram interesses substantivos para a compreensão das lutas e dos conflitos sociais, articulando-a segundo as três dimensões da liberdade social e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    Reconstructive Critique as Immanent Critique: On the Notion of Surplus of Validity in Axel Honneth’s Theory of Recognition.Luiz Repa - 2023 - Critical Horizons 24 (1):1-14.
    The article argues that Honneth’s idea of reconstructive critique represents a type of immanent critique. Starting from the objection raised by Rahel Jaeggi, who considers the reconstructive critique to be a genre of internal criticism devoid of any transformative negativity, it seeks to show, on the contrary, that Honneth’s notion of “surplus of validity” plays a role of transcendence within the historical reality, which could explain his understanding of reconstructive critique as immanent one. In the second part, the paper displays (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  60
    Filosofia e forma da ação-Uma entrevista de Henrique Cláudio de Lima Vaz.Anderson Gonçalves, José Luis Herência, Luiz Repa & Sílvio Rosa Filho - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 2:77-102.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  75
    A Cooriginariedade Entre Direitos Humanos e Soberania Popular: a Crítica de Habermas a Kant e Rousseau.Luiz Repa - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):103-120.
    O texto busca compreender e avaliar as influências das filosofias políticas de Rousseau e Kant no pensamento habermasiano. Ele se atém sobre tudo à ideia fundamental de Direito e democracia, segundo a qual há uma cooriginariedade lógica entre direitos humanos, interpretados como direitos fundamentais de liberdade individual, e a soberania popular, interpretada como direitos políticos departicipação e comunicação, no processo de formação pública da opinião e vontade. Defende-se que a crítica habermasiana a Rousseau e a Kant se deve ao projeto (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    A normatividade do discurso em Habermas Sobre a neutralidade do princípio do discurso em relação ao direito e à moral.Luiz Repa - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    O objetivo desse artigo é examinar o sentido da neutralidade do princípio do discursona teoria habermasiana do direito e da democracia. Em relação ao direito e à moral, oprincípio do discurso é neutro, porém contém uma normatividade que se baseia no conteúdodos pressupostos pragmáticos da argumentação em geral. Ao contrário de algumas interpretaçõesque imputam um sentido moral mínimo ao princípio do discurso, pretende-semostrar como a teoria habermasiana pode conferir formas distintas de aplicação a esteprincípio, conforme as questões práticas que surgem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  6
    A tensão indissolúvel: Habermas e a tese da neutralidade sistêmica do capitalismo.Luiz Repa - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O artigo pretende discutir o conceito de capitalismo tardio em Habermas tendo em vista a questão sobre seu lugar em Facticidade e validade. Procura-se defender que um dos principais traços do conceito habermasiano de capitalismo, denominado de tese da neutralidade sistêmica, enfraquece-se nessa obra em função da análise da esfera pública como arena de disputa entre diferentes formas de poder. Em primeiro lugar, o artigo pretende delinear o sentido da tese da neutralidade sistêmica a partir de certas contraposições da teoria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Bestialidade e humanidade. Uma guerra no limite entre direito e moral, de Jürgen Habermas.Luiz Repa - 1999 - Cadernos de Filosofia Alemã 5.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Compreensões de reConstrução: sobre a noção de CrítiCa reConstrutiva em habermas e Celikates.Luiz Repa - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):9-28.
    Resumo: O artigo pretende desenvolver a categoria de reconstrução, em dois momentos distintos da obra de Habermas: primeiro, em Conhecimento e interesse, e, depois, em Teoria da ação comunicativa. Para isso, recorre-se à tipologia das compreensões de reconstrução proposta por Robin Celikates. Pretende-se mostrar que a essa tipologia faltam elementos importantes que permitem primeiramente identificar pontos comuns entres aqueles projetos reconstrutivos, e, depois, sustentar que a segunda compreensão de reconstrução não implica, como quer Celikates, uma separação entre teoria e crítica.: (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Heinrich Heine eo papel do intelectual na Alemanha, de Jürgen Habermas.Luiz Repa & Priscila Figueiredo - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 3.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Hegel, Habermas e a modernidade.Luiz Repa - 2010 - Dois Pontos 7 (4).
    O artigo procura mostrar os principais motivos que levam Habermas a atribuir aHegel o posto de inaugurador do discurso filosófico da modernidade. Retomando duas críticasdistintas a essa tese, reivindicando tal posto para Kant, busca-se em seguida sustentarque, para Habermas, um conceito adequado de modernidade tem de ser ao mesmotempo uma crítica da modernidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    O pensamento em conflito. Apresentação e tradução de 'Sobre a essência da crítica filosófica', de Hegel & Schelling.Luiz Repa - 2020 - Discurso 50 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Poemas, de Heinrich Heine.Luiz Repa - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 3.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Reconstrução racional, argumento transcendental, fundamentação última: Sobre O debate entre Habermas E Apel.Luiz Repa - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):741-758.
    RESUMO O artigo pretende mostrar o sentido da noção de transcendental no interior do método reconstrutivo de Jürgen Habermas. Para isso, ele procura apresentar em primeiro lugar a diferença entre a argumentação transcendental como argumentação anticética e a prova transcendental em Kant e, em seguida, a diferença entre Habermas e Apel sobre a possibilidade de uma fundamentação última da racionalidade comunicativa. Segundo minha interpretação, há razões de ordem lógica para a recusa da fundamentação última em Habermas, mas também razões ligados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  63
    The co-originality between human rights and popular sovereignty: Habermas's critique of Rousseau and Kant.Luiz Repa - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):103-120.
    O texto busca compreender e avaliar as influências das filosofias políticas de Rousseau e Kant no pensamento habermasiano. Ele se atém sobretudo à ideia fundamental de Direito e democracia, segundo a qual há uma cooriginariedade lógica entre direitos humanos, interpretados como direitos fundamentais de liberdade individual, e a soberania popular, interpretada como direitos políticos de participação e comunicação, no processo de formação pública da opinião e vontade. Defende-se que a crítica habermasiana a Rousseau e a Kant se deve ao projeto (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark