Prometeus: Filosofia em Revista

ISSNs: 1807-3042, 2176-5960

21 found

View year:

  1.  1
    Perictione Sobre a Harmonia Feminina.Carolina Araújo - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 43.
    Este artigo apresenta tradução – a primeira para o português – e análise dos argumentos dos dois fragmentos supérstites de Sobre a Harmonia Feminina (Peri gunaikos harmonias), atribuído a Perictione, dita filósofa pitagórica. Ele pretende contribuir ao debate sobre o feminino na Antiguidade ­– tema do presente dossiê – ao discutir a autoria feminina de um discurso sobre a virtude das mulheres e argumentar que este é plausivelmente o mais antigo texto a atribuir às mulheres a tarefa de gerar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Sosípatra de Pérgamo: sofista, filósofa e adivinha.Rogério Gimenes de Campos - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 43.
    Eunápio de Sardes, em sua Vida dos Sofistas (Eun.VS 6.6.5 – 6.9.15), apresenta a vida de Sosípatra de Pérgamo, uma jovem de poderes divinatórios e clarividentes que se tornou uma filósofa filiada à escola neoplatônica. Em meio às clarividências de Sosípatra, veremos os episódios que a levaram ainda muito jovem às iniciações teúrgicas e algumas poucas cenas adicionais de sua vida adulta. Veremos como o autor retoma lugares comuns derivados da ambiência do Fedro de Platão e, por fim, apresentaremos uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Alguns pensamentos sobre a leitura e os estudos destinados ao uso de um cavalheiro.Rodrigo Jungmann de Castro - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Escrito em 1703, no ano anterior à morte de John Locke, este breve ensaio nos fornece uma visão das concepções pedagógicas maduras de Locke, que de certa forma complementam aquilo que podemos depreender da leitura dos seus “Alguns Pensamentos sobre a Educação”, obra datada de 1693. Estritamente ancorado nas concepções empiristas de Locke, este último tratado se ocupa da educação da criança e de sua relação com os pais ou, alternativamente, os preceptores. O texto que o leitor tem em mãos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Sobre as Relações Entre a Teoria e a Experiência.Sergio Hugo Menna - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Neste trabalho analiso os principais modelos meta-teóricos sobre a relação teoria/ experiência. Com esse objetivo, destaco as diversas relações inferenciais existentes entre as teorias e a experiência nos processos de descoberta e nos processos de justificação, tendo como marco de análise a distinção entre teorias fenomenológicas e teorias explicativas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    A Relação Entre o Movimento de Corrupção Do Kosmos e as Emoções No Estoicismo.Joelson Nascimento - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Sêneca, em sua Epístola XC, atribui a Possidônio a tese de que houve uma época em que humanos sábios detinham o poder político autorizado por pessoas igualmente virtuosas: uma época denominada A Era de Ouro (saeculo quod aureum). No entanto, Sêneca discorda de que nessa época havia humanos sábios, por essa ser uma característica propiciada pelo uso da Filosofia, ferramenta dispensável para um período em que a virtude não era um conhecimento sobre o que é bom, mal ou indiferente. Dessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    The Ocurrences of Pithanon in Galen’s Php.Marcus Resende - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    This article presents a research on the occurrences of Pithanon in Galen’s On Doctrines of Hippocrates and Plato (PHP). Galen writes PHP to critique doctors, Peripatetics, and stoics about the powers that govern man. He considers his criticism to be justifiable because they have come to the wrong conclusions because of the wrong selection of premises. According to him, his opponents' conclusions are based on persuasive, mistaken, ambiguous or false assumptions. Pithanon is a key word he uses to identify one (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    The Confession in Michel Foucault.Alex Rosa & Jessica Domiciano Geremias - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    A privileged element of contemporary law, confession as a means of proof in criminal proceedings is the object of analysis in this research. Based on a bibliographic review, the study will seek to decompose and reorganize the object on two fronts, constructing a theoretical hypothesis that proposes to observe confession as an inquisitorial practice of an institution, but which also has a traceable genealogical depth in the modulations of subjectivation techniques. The notion of the care of the self that Michel (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Comentário Aos Argumentos de Bl. Hijmans Sobre o Caráter Filosófico Do Estoicismo Epictetiano.André Capistrano Gama Santana - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    De acordo com BL. Hijmans, diante da pergunta sobre o caráter filosófico do pensamento de Epicteto é possível afirmar que ele não se constitua, de fato, como uma filosofia. Para Hijmans, o estoicismo epictetiano é construído a partir de um conjunto de crenças inquestionáveis que têm como base a relação de submissão a um princípio divino responsável por criar e comandar o cosmos. Por esse motivo, Hijmans afirma que faltam dois elementos ao pensamento de Epicteto para caracterizá-lo como filosofia, são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Íon e a Parresía Do Presente: Pistas Para a Investigação da Parresía de Atenas Ao Brasil.Beatriz Souza Almeida - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Este artigo propõe a discussão sobre os estudos da parresía propostos por Michel Foucault em O Governo de Si e dos Outros (2010) e nas Conferências de Berkeley (2013), a partir das tragédias de Eurípedes, sobretudo em Íon. Compreendo o corpus de análise a partir da própria tragédia eurípediana e também para reportagens do Brasil da atualidade que servem como materialização dos discursos no que diz respeito a parresía e a anti-parresía. Metodologicamente, proponho um estudo comparativo com base no proposto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Parresía e Estado Democrático: Uma Leitura de Orestes, de Eurípedes.Carla Luzia Carneiro Borges - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Considero, para entender a parresía de Orestes, a noção de leitura diagnóstica, numa perspectiva foucaultiana do discurso, neste caso, uma leitura da política no presente. Então, toda vez que se lê, se está de certa forma também pensando no presente e estabelecendo relações com esse tempo atual, acerca de várias questões que afetam a nossa constituição, enquanto sujeitos no mundo. As perguntas feitas acerca de que parresía fala Foucault, pressupõem que há outras possiblidades de pensá-la, para mostrar como essa parresía (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Musônio Rufo e a Parrhesia: A Coragem Sem a Ira.Aldo Dinucci - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    No presente artigo falo sobre a concepção do sábio estoico como simultaneamente corajoso e desprovido de ira. Para tal irei perfazer o seguinte percurso: falarei sobre estoicismo, individualidade e multiculturalismo; sobre porque os estoicos buscam compreender e não Julgar; sobre as crenças arraigadas; sobre a coragem ao invés da Ira no ideal do sábio estoico; sobre o caráter sempre imperfeito da humanidade. Após isso, exemplificaremos o que foi dito com o exemplo de Musônio Rufo ao tentar deter, pacificamente, as tropas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    As Fenícias: Uma Análise da Parresía e da Liberdade a Partir de Foucault.Ana Lúcia Santos E. Santos - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O presente texto busca problematizar a noção de parresía no âmbito da tragédia de Eurípides, As Fenícias, à luz do filósofo francês Michel Foucault. Para tanto, faremos um paralelo tomando a parresía como prática de liberdade. Trata-se de problematizar a produção de uma história dos diferentes processos de composição da subjetividade humana e da efetivação da prática de liberdade, ou seja, do sujeito moderno, que nos apresenta possibilidades para uma filosofia crítica – o momento em que o sujeito se dá (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    A Parrhesia e o Apocalipse da Democracia.João Kogawa - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Este artigo interpreta a quarta conferência de uma série de seis pronunciadas por Foucault em Berkeley (Universidade da Califórnia) de outubro a novembro de 1983. A problemática da parrhesia retomada pelo filósofo francês do diálogo Laques, de Platão, suscita uma discussão sobre os sentidos de democracia, sistema político em baixa na Atenas do final do século V a.C. Articulando os discursos cômico e filosófico, evidenciam-se, ao mesmo tempo, a força e as lacunas do texto de Foucault. Se, por um lado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Escravagina: Corpo Transexual Como Corpo Parresiástico.Neumar Michaliszyn - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O presente artigo trata da história da transição de gênero da atriz Maite Schneider, contada na peça Escravagina, de Cesar Almeida. O texto conta o desenvolvimento psicossocial do menino Alexandre até o momento em que este se torna Maite Schneider, a atriz consagrada da companhia teatral A Rainha de 2 Cabeças, grupo independente de Cesar Almeida. O texto é analisado a partir das transições presentes na Performance de Gênero, propostas por BENTO (2017), para a seguir propor uma análise da transexualidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Dossiê Foucault e a Parresía: horizontes discursivos.Nilton Milanez, Vilmar Prata & Beatriz Almeida - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Foucault e as Bacantes: Leitura de Um Exemplo de Pacto Parresiástico.Rafael Andrade Moreira - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O presente trabalho foi pensado como uma breve reflexão sobre o que Michel Foucault demonstrou sendo um exemplo de pacto parresiástico em As Bacantes, peça de Eurípides (480-406 a.C). As reflexões aqui desenvolvidas foram resultados de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo (Labedisco-CNPq) e compõem, também, um atual estágio de Pós-doutoramento em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). O pacto apontado por Foucault selaria um “aperto de mão” entre um mensageiro e Penteu. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    A Parresía Em Foucault e a Relação Mestre-Discípulo No Estoicismo.Vilmar Prata & Nilton Milanez - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Este artigo trata de dois eixos epistêmicos, a saber, a questão da parresía em Foucault e a questão da relação mestre-discípulo no estoicismo. Para tanto, propomos a problematização das dimensões históricofilosóficas que circundam a relação entre mestre e discípulo sustentada pelos conceitos gregos: conhecimento de si (gnôthhi seauton) e cuidado de si (epimeleisthai seauton). Mostramos como a coragem da verdade emerge dessa injunção, atravessando o governo do outro. Essa articulação nos lança a uma hermenêutica de si, o que nos permite (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Dossiê Completo.Vilmar Prata, Nilton Milanez & Beatriz Almeida - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Entre os meses de outubro e novembro de 1983, Michel Foucault proferiu, em Berkeley, seisconferências, problematizando as relações do sujeito com a verdade, a partir do conceito grego deparresía (παρρησία). Essas conferências, como tantas outras que compunham uma série de cursosoferecidos pelo filósofo francês, foram gravadas, posteriormente, transcritas e organizadas em livrosque colaboram de modo singular com pesquisas até os dias atuais. As conferências foram editadas pelaUniversidade de Berkeley em 1985 e foram traduzidas no Brasil, ganhando formato de artigos, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A Natureza da Ciência Para Pierre Duhem.Gabriel Chiarotti Sardi - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O livro Ensaios de Filosofia da Ciência (2019) é uma coletânea de vários textos de Pierre Duhem escritos em diferentes momentos de sua vida. A obra foi organizada pela Associação Filosófica Scientiae Studia e conta com um profícuo ensaio introdutório escrito pelo tradutor, o prof. Dr. Fábio Rodrigo Leite. Cada ensaio possui seus próprios capítulos, porém, na subdivisão dessa coletânea, cada texto foi referido como um capítulo e seus capítulos postos como subcapítulos. No presente fichamento abordaremos o primeiro capítulo, isto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Resenha Crítica Ao Livro Sobre Losers: Fracasso, Impotência e Afetos No Capitalismo Contempor'neo, de Érico Andrade. Curitiba: Editora Crv (2019).Marcos Silva - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Resenha crítica ao livro “Sobre Losers: fracasso, impotência e afetos no capitalismo contemporâneo”, de Érico Andrade. Curitiba: Editora CRV (2019).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Embate Discursivo e Quebra Do Contrato Parresiástico Em Electra, de Eurípedes.Denise Gabriel Witzel & Nathalia Santos Camargo - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Na tragédia de Eurípides, Electra, ganha relevo um embate discursivo entre Electra e sua mãe Clitemnestra, no qual ocorre uma subversão do contrato parresiástico, segundo Foucault (2007). Focalizando precisamente essa subversão, propomo-nos retornar a uma história das mulheres na Grécia Antiga, a fim de compreendermos os atravessamentos que essas mulheres têm em suas relações com as verdades, rituais, preceitos e condutas que, por sua vez, são indicativos de suas construções enquanto sujeitos. PALAVRAS-CHAVE: Discurso, História das Mulheres, Parresía.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues