A Felicidade Segundo Sêneca

Inquietude 4 (1):30-45 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O foco deste trabalho é a compreensão da felicidade como fruto de práticas virtuosas, tal como sugere Sêneca. Aqui, são empregados pensamentos dispostos em quatro obras do pensador romano. O primeiro aparece em Sobre a clemência, escrita com a finalidade de tornar Nero um bom imperador. A beatitude verdadeira deveria consistir em proporcionar uma vida feliz a muitos. Desse modo, a felicidade de um governante só poderia ser a partir da felicidade do povo. A segunda ideia aparece em Sobre a ira, onde a máxima regente é evitar a decepção por meio da ataraxia – a conformidade com a natureza. Aqui, a felicidade se encontra na redução das expectativas e no preparo/espera para as adversidades. A terceira concepção de felicidade aparece na sua Consolação à mãe Hélvia, escrita no exílio, para lembrar sua mãe de todas as infelicidades que já teve, pois, a infelicidade constante teria esta característica positiva: endurecer aqueles a quem incansavelmente persegue. Por fim, o conselho é afastar-se do caminho das multidões e entregar-se à filosofia, que é prática, e buscar o equilíbrio, fugindo dos prazeres frívolos, negando as voluptuosidades e exaltando a moral, típica do estoicismo romano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,654

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A felicidade segundo Sêneca.Daniel Carvalho da Silva - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):30-45.
O dever indireto de promover a felicidade pessoal em Kant.Édison Martinho Difante - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):118-130.
Boécio e a ética eudaimonista.Juvenal Filho - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 7:108-126.
Duas concepções sobre a felicidade na Ética de Aristóteles.João Hobuss - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 19:30-44.
Epicuro: A Felicidade Da Alma E O Labor Da Filosofia – Alguns Aspectos.Fernando Sapaterro - 2005 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 14:125-132.

Analytics

Added to PP
2017-02-17

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references