Três objeções ao uso de violência em defesa de animais não-humanos e por que elas fracassam

Aufklärung 10 (3):123-140 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo analisarei as três principais objeções comumente empregadas para rejeitar o uso de violência em defesa de animais não-humanos. Existe a ideia de que a violência é inerentemente errada e sempre deveria ser repudiada – eu chamo isso de ‘Objeção do Pacifista Absoluto’. Há também a perspectiva de que a utilização de violência por ativistas interespécies acaba alienando o grande público do movimento pelos direitos dos animais não-humanos como um todo – eu me refiro a esse argumento como ‘Objeção da Hostilidade Pública’. Por último, encontra-se na literatura dos estudos interespécies o argumento de que lançar mão de violência pró-não-humanos é contraproducente, pois táticas violentas seriam responsáveis pela criação de leis que protegem aqueles que exploram os animais não-humanos e criminalizam as ações de ativistas interespécies – essa é a ‘Objeção do Impacto Contraproducente Visível’. Após apresentar cada uma dessas objeções explicarei por que nenhuma delas é capaz de oferecer um argumento definitivo contra o uso de estratégias violentas em favor dos membros de outras espécies animais sencientes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,283

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Vida Sensível dos Animais.Mateus Uchôa - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
A Teoria Dos Direitos Animais Humanos E Não-humanos, De Tom Regan.Gabriela Dias de Oliveira - 2004 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 3 (3):283-299.
Ética e animais – reflexões desde o imperativo da alteridade.Ricardo Timm de Souza - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
Ética e animais – reflexões desde o imperativo da alteridade.Ricardo Timm de Souza - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2):109-127.
Que igualdades querem os animais? Expansão e limites do conceito de igual consideração de pessoas.Magnus Dagios - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):142-159.
Como Atribuir Consciência aos Animais.Victor Machado Barcellos - 2022 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio de Janeiro

Analytics

Added to PP
2024-03-13

Downloads
7 (#1,392,457)

6 months
7 (#439,668)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references