Aportes Teóricos Para Pensar “o Material” Em Marx

Revista Dialectus (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esse texto é um escrito que, ao final, é um termo médio entre um Artigo e um Ensaio. O objetivo é expor nossa compreensão sobre o sentido d“o material” e as implicações onto(epistemo)lógicas desta concepção no pensamento de Karl Marx. Em plano geral, primeiramente, nosso texto discorre sobre o que nomeamos de “a questão primeira”, qual seja: o que é “o material” no interior e no contexto dos escritos de Marx? Para cumprir essa tarefa procedemos com leituras de textos marxianos visando identificar, neles, passagens importantes aonde o conceito de “material” é pressuposto, citado ou implicado. No segundo momento do texto, afirmamos que os resultados das análises do sentido d“o material” nos possibilitam induzir e/ou deduzir que o materialismo de Marx é dialético. Por fim, apresentamos algumas conclusões que decorrem do aceite da validade e veracidade da tese de que Marx pensa dialeticamente, de que seu materialismo é dialético.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O QUE É COMUNICAR E PENSAR? aportes para uma Dialética da Alteridade.Sérgio A. Sardi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1111-1120.
Aportes mapuce para pensar el géneroMapuce contributions to think the gender.María Cristina Valdez - 2017 - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana 7 (1).
Hegel, o agir humano e as perspectivas de uma ética para além do indivíduo.Josenir Lopes Dettoni & Lenir Lopes Dettoni - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):84-95.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
12 (#1,089,546)

6 months
12 (#219,036)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references