O problema do erro (pseûdos), a possibilidade do discurso predicativo e a questão ontológica no Sofista de Platão

Investigação Filosófica 11 (3):27 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O trabalho analisa as relações entre discurso_ _e ser estabelecidas de forma dialética por Platão em seu diálogo tardio _Sofista_. Os sofistas defendiam a impossibilidade de provar a falsidade ou veracidade dos discursos. Tais pensadores baseavam-se no interdito ontológico de Parmênides de Eleia, que preconizava, em linhas gerais, a existência de uma estrita correspondência entre tudo que pode ser dito e o ser, de forma que seria, assim, impossível, dizer algo que não é, ou seja, um não-ser. Contrariando tal perspectiva e fazendo uso do método da _diaíresis _– em que os seres são caracterizados por suas diferenças mais fundamentais –, o _Sofista _se desenrola revisitando e revisando as teorias ontológicas de seu tempo, a fim de explorar uma nova forma de pensar a relação entre os seres. Platão assegura, com isso, a possibilidade de análise qualitativa do discurso predicativo e define, consequentemente, o erro como desarmonia entre o dizer e o ser. Para tamanha empreitada, o filósofo explica como se dá o entrelaçamento na relação de ser e não-ser, relação mediada pelas seguintes categorias fundamentais: ser, mesmo, outro, movimento e repouso. A partir disso, a dialética é finalmente constituída como a técnica correta de diferenciação entre os predicados possíveis de comunicação com cada sujeito. Graças aos resultados filosóficos dessa empreitada, iniciaram-se as reflexões que levaram Aristóteles a instrumentalizar as análises da linguagem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Como usar a linguagem para precisar o movimento: uma disputa entre Platão e Heráclito.Celso Oliveira Vieira - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:97-104.
Notas sobre o conceito de Virtude em Platão.Jayme Paviani - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):86-98.
A questão da acrasia na filosofia de Platão.Zoraida Maria Lopes Feitosa - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
Uma reflexão sobre a temporalidade no "Parmênides" de Platão.Gérson Pereira Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):86.

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
15 (#951,632)

6 months
10 (#276,350)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations