Caçadores-coletores: Ciência e caça nas expedições científicas norte-americanas no Brasil

Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:24 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em 1933, o Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas criou o Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, com o objetivo de coibir a saída do país de objetos de seu patrimônio natural e artístico e garantir uma parte do que fosse coletado no país para as instituições brasileiras. Num momento de aproximação do Brasil com os Estados Unidos, que competia com a Alemanha por influência no país mesmo antes da eclosão da Segunda Guerra, cientistas e outros exploradores norte-americanos realizaram expedições para coleta de animais e outros objetos naturais, que foram exportados para enriquecer as coleções de museus e outras instituições científicas nos Estados Unidos. Nesse contexto, o Conselho não cumpriu propriamente seu trabalho de fiscalização. Em parte, isso ocorreu em benefício das relações diplomáticas com os norte-americanos; por outro lado, por interesses particulares e disputas institucionais que impediam o pleno exercício de suas funções. Ambos os fatores impediram um trânsito de conhecimento maior entre os dois países, como a incorporação de mais animais às coleções nacionais e um contato maior entre cientistas dos dois países. Além disso, caçadores e colecionadores usaram justificativas científicas para levar um sem-número de animais para o exterior. Os casos analisados neste trabalho demonstram como, mesmo um governo autoritário de inspiração nacionalista, não deu conta de impedir o afluxo de objetos do patrimônio natural para um país aliado. A tese busca mostrar, ainda, como as fronteiras entre caça e ciência eram borradas no período e como isso se refletiu na fiscalização do CFE.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,283

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Biografia como gênero na história das ciências – O caso do físico David Bohm.Olival Freire Junior - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:40-56.
Ciência e Determinismo.Daniel Durante Pereira Alves - 2007 - Com Ciência 89 (Dossiê - Determinismo):sem número.
Ciéncia e poder.Marcos Antonio da Silva - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).
Concepto de sciart en el andaluz Ibn Tufail.Nadia Maftouni - 2019 - Pensamiento 75 (283):543-551.
A física do estado sólido no Brasil: relações entre ciência, indústria e sociedade.Laércio Antonio Marzagão - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:30.
Similaridades, isomorfismos y homeomorfismos entre representaciones científicas.Javier Echeverría - 1998 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 13 (1):89-112.

Analytics

Added to PP
2021-07-16

Downloads
10 (#1,199,114)

6 months
2 (#1,206,195)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references