Atenção e método na filosofia de Descartes

In Edgar Marques, Ethel Rocha, Marcos Gleiser, Luiz Carlos Pereira & Lia Levy (eds.), Caminhos da razão : estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 109-128 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em seu exame da teoria da verdade cartesiana, Raul Landim (1993, 2009) enuncia as três questões que toda teoria da verdade deve responder: (a) o sentido de ‘verdade’; (b) a possibilidade de conhecimentos verdadeiros e (c) a possibilidade do reconhecimento de conhecimentos verdadeiros. Os argumentos a serem apresentados dizem respeito sobretudo à terceira questão, mas consideram a necessidade de ser assegurar uma resposta adequada à segunda questão. Para tanto, retomarei (I) brevemente alguns pontos de um artigo anterior sobre o tema (2017) para, em seguida, dar prosseguimento ao estudo ali iniciado, que ainda deverá ser completado em um terceiro texto, sobre atenção, representação e intecionalidade. Com efeito, três contextos argumentativos são relevantes para o exame da noção de atenção: (i) o tratamento psicofísico da atenção; (ii) as condições para a busca da verdade, no qual a atenção designa, prima facie, uma modulação do pensar, que é relevante para o método; (iii) a explicação do caráter intencional do pensar humano, no qual a atenção é um aspecto do pensar concernente à seleção do conteúdo pensado no tempo presente (presença). Somente o segundo será considerado aqui. Após a retomada dos resultados anteriores, apresentarei indícios da relação entre a atenção e o conceito de intenção na história da filosofia que precede Descartes e, em seguida, farei uma breve análise das ocorrências do texto na obra cartesiana (II). Por fim, na seção (III), passarei à análise daquelas ocorrências ligadas ao método do filósofo, tanto no que se refere à sua intervenção na determinação do critério de reconhecimento da verdade (a regra geral da verdade, ou regra do claro e do distinto), quanto no esclarecimento da via analítica do método de demonstração geométrico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La vida práctica en Montaigne y Descartes.Raquel Lázaro - 2016 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 14.
DESCARTES: os quatro preceitos do Discurso do Método.Paulo R. R. Rodrigues - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):365-369.
Word, Sign and Representation in Descartes.Hanoch Ben-Yami - 2021 - Journal of Early Modern Studies 10 (1):29-46.
Descartes and Method: A Search for a Method in Meditations.Clarence A. Bonnen & Daniel E. Flage - 1999 - New York: Routledge. Edited by Clarence A. Bonnen.
La sesta parte del Discorso sul metodo di Descartes.Gianni Micheli - 2004 - Rivista di Storia Della Filosofia 2.

Analytics

Added to PP
2023-04-07

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Lia Levy
Federal University of Rio Grande do Sul

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references