Sociedade do Cansaço e a Invisibilidade do infoproletariado: as fronteiras éticas que as novas tecnologias impõem a classe trabalhadora

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Resumo: Nas últimas décadas, a transformação da economia e do mercado de trabalho tem despertado questionamentos éticos relacionados ao advento e à prevalência das novas tecnologias. Neste cenário, destaca-se a emergência do "infoproletariado", uma classe trabalhadora cada vez mais subjugada à lógica do trabalho digital e da economia do conhecimento. Paralelamente, essa transformação se dá em um contexto de "sociedade do cansaço", onde o ritmo acelerado e incessante das atividades produtivas impõe um esgotamento físico e mental às pessoas. Este artigo pretende explorar a interseção desses três conceitos: o infoproletariado, a sociedade do cansaço e a ética das novas tecnologias. Discutiremos as implicações da crescente digitalização do trabalho, a sobrecarga cognitiva e emocional dos trabalhadores, e as questões éticas decorrentes da automação e da exploração da força de trabalho neste contexto. Compreender essa complexa rede de relações é crucial para repensar práticas de trabalho mais justas e sustentáveis na era digital. Palavras-chave: Trabalho; Infoproletariado; Inteligência Artificial; Ética; Sociedade do Cansaço; Capitalismo; Economia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Computando O que une.Belkis Santos - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):127-132.
Hegemonia e “autogestão” no MST.Evelyne Medeiros Pereira - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 345.
A catástrofe da sociedade de desempenho e o trabalho positivado como caminho para a morte.Renato Nunes Bittencourt - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):38-50.

Analytics

Added to PP
2023-12-12

Downloads
19 (#803,294)

6 months
19 (#138,120)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references