A filosofia mundana de Nietzsche: entrelaçamentos fisiológico-estéticos na crítica à metafísica

Dissertation, Universidade Federal Do Paraná (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A filosofia mundana de Nietzsche. O título da presente tese sintetiza a concepção geral apresentada neste trabalho: o pensamento nietzschiano, em suas distintas facetas, é marcado por uma orientação ao mundo, o que dizemos em um duplo sentido. Em primeiro lugar, a filosofia de Nietzsche visa dar uma nova dignidade àquilo que compõe o enraizamento mundano do ser humano: sua existência transitória e errática, sua naturalidade, sua animalidade, seu corpo. Em segundo, o voltar-se ao mundo de seu pensamento aparece também na relação do filósofo com sua época, reconhecendo-se como “filho” e “má consciência” dela a partir de um diálogo profundo – constituído por aproximações e distanciamentos – com o ambiente cultural e intelectual em que está imerso. Nossa hipótese é que na elaboração dessa filosofia mundana um aspecto é particularmente relevante: o estabelecimento de entrelaçamentos fisiológico-estéticos em momentos cruciais de sua obra, responsáveis por desenhar uma postura antimetafísica – com contraposições que pendulam entre tentativas de equiparação (de oferecer uma ontologia alternativa) e de superação da tradição metafísica. Nos três capítulos que conformam este trabalho, tal hipótese será desenvolvida indicando-se como tais entrelaçamentos participam na composição de sua metafísica de artista, de seu filosofar histórico e, por fim, da hipótese da vontade de poder e da autoencenação que marcam os últimos passos de seu caminho de pensamento. Portanto, o propósito desta tese é argumentar que, apesar dos desvios e nuances que integram o percurso nietzschiano, é possível identificar-se um motivo e postura contínua que delineiam uma filosofia mundana.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Nietzsche é um antimetafísico?Evaldo Sampaio - 2013 - Dissertatio 38:79-95.
El origen de la tragedia y la «metafísica de artista» según Nietzsche.Mauricio Beuchot - 2016 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 11.
Nietzsche, la filología, y la filosofía: conjunciones en el horizonte de la crítica.Rafael Carrión Arias - 2020 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 53:159-172.
A Nietzschean Critique of Metaphysical Philosophy.Jonathan Mitchell - 2017 - Journal of Nietzsche Studies 48 (3):347-374.
¿Filosofía sin metafísica o final de la filosofía?Julián Pacho - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (2-3):611-628.
O que é uma crítica da moral?Robert Guay - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):71-90.

Analytics

Added to PP
2023-06-22

Downloads
480 (#40,277)

6 months
208 (#13,152)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Gabriel Herkenhoff Coelho Moura
Universidade Federal de São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references