Por uma crítica contempor'nea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):97-113 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e a Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná/PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental contemporâneo e da própria Educação Ambiental. O estudo confere a importância da investigação sobre o tema já que a ecologia política se estabelece no espaço que é do conflito, da disputa pela reapropriação da natureza e da cultura, onde natureza e cultura resistem frente à imposição de valores e processos - simbólicos, ecológicos, epistemológicos, políticos - ao se transformarem em termos de valores de mercado. Palavras-chave: Justiça Ambiental. Ecologia Política. Educação Ambiental.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,497

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dilemas da Ética Ambiental: Estudo de um Caso.Cristina Beckert - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):675 - 687.
Pensamiento Ambiental Latinoamericano.Enrique Leff - 2012 - Environmental Ethics 34 (Supplement):97-112.
A Teoria Da Justiça De Rawls E A Teoria Normativa Do Conhecimento Político.Joao Neto - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 10:39-57.

Analytics

Added to PP
2018-04-29

Downloads
24 (#662,338)

6 months
3 (#984,719)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references