Breve análise da peça teatral incompleta de Hölderlin, “A morte de Empédocles”

Investigação Filosófica 11 (1):129 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O tema deste artigo é o insucesso da produção teatral do poeta suábio Friedrich Holderlin na confecção de “A morte de Empédocles”_. _O objetivo é apontar a crescente ausência de indicações cênicas e elementos de representação entre as três versões inacabadas da obra. Para tal comentaremos diversos instantes do objeto analisado nos quais transparecem ora caracteres filosóficos, ora caracteres poéticos e também teatrais, com indicações do abandono da teatralidade e do ambiente cênico em favorecimento da poesia e de uma visão mítica da personagem principal. Nosso fundamento teórico será composto por alguns autores que consideram o desenvolvimento histórico da obra de Holderlin enquanto poeta do século XVIII. Os resultados alcançados indicam que a constante revisão da peça teatral deveu-se às mudanças de concepção sobre o sentido da tragédia como conceito, não tendo o autor conseguido transpor para o texto cênico a quintessência de sua ideia criadora. A conclusão a que chegamos indica que Holderlin não atende ao escopo da tragédia como expressão teatral no sentido aristotélico porque seu personagem principal supera a dicotomia que está na base de toda obra trágica: o conflito entre o indivíduo livre e seu tempo obscuro, sua cultura decaída, seu destino fatídico. Empédocles vira um mito.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,261

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre morte e possibilidade.Écio Elvis Pisetta - 2008 - Dissertatio 28:251-279.
El "entre" como fundamento de la tragedia en el Empédocles de Hölderlin.Carlos Másmela Arroyave - 1994 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 9:143-160.
The Death of Empedocles: A Mourning-Play.Friedrich Holderlin & David Farrell Krell (eds.) - 2009 - State University of New York Press.
Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama.Luciano Gatti - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):577-596.
Nietzsche E A Morte.Eduardo Nasser - 2008 - Cadernos de Filosofia Alemã 11:99-110.

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
8 (#1,322,828)

6 months
1 (#1,478,781)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references