Do voo da poesia à fixidez do pensamento: a alma e o poeta entre a metafísica renascentista e a reforma da ciência

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):283-307 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo, pretendemos acompanhar um momento de transformação da compreensão sobre o fazer poético, dado em correlação com o embate de arranjos metafísicos e epistemológicos que pretendem fornecer uma determinada imagem do mundo e da natureza da alma. Nesse sentido, observaremos como, no Renascimento, se engendra uma “ontologia mágica” e uma metafísica neoplatônica fundamentais para o entendimento da atividade da alma como copula mundi e, em decorrência, do poeta como Deus in terris; a partir disso, veremos como a proposta de um outro quadro ontológico, metafísico e epistemológico acarreta uma profunda crítica e censura das faculdades da alma anteriormente avalizadas enquanto potência espiritual criativa. Para isso, percorreremos a Teologia platônica de Marsílio Ficino e as poéticas de Girolamo Vida e de Julius Caesar Scaliger, cujas proposições serão contrapostas às Meditações metafísicas de René Descartes e à Arte Poética de Nicolas Boileau-Despréaux.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,168

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre o Hílemorfismo: corpo e alma como condição de possibilidade do viver.Suelen Pereira da Cunha - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):22-34.
Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
O amor como estado da alma (páthos) em Plotino.Loraine Oliveira - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:85-94.
Beast and man: the roots of human nature. [REVIEW]Regina Andres Rebollo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):185-201.
O Hábito como Exercício Filosófico em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27):81-96.
Estados de consciência e níveis do eu em Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:95-102.

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references