Results for 'Religiões Afro-brasileiras'

991 found
Order:
  1.  18
    Apresentação dossiê Religiões Afro-brasileiras (v. 11, n. 29, jan./mar. 2013).Antonio Geraldo Cantarela - 2013 - Horizonte 11 (29):5-9.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  29
    Sobre as religiões afro-brasileiras (About Afro-Brazilian Religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p10.Reginaldo Prandi - 2013 - Horizonte 11 (29):10-12.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Sincretismo: Uma relação entre O catolicismo E as religiões afro-brasileiras.Alan Christian Pedroso Martins & Pedro K. Iwashita - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):38-54.
    Theology as a science reflects the phenomena that in some way constitute the experience of faith in society, that is, looking at the world and the various periods of history with the help of the various sciences: anthropology, the sciences of religion and sociology. With the black traffic of the African continent, came the various customs lived in Africa: culture, religiosity, African myths, beliefs in the Orixás, all these elements constituted the Brazilian cultural imaginary. Thus syncretism arises as a form (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Religiões da Terra e ética ecológica (Earth religions and ecological ethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p26.Rosalira dos Santos Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (17):26-44.
    Na atual discussão sobre a importância de equilibrar a necessidade humana de intervir sobre a natureza com a nossa responsabilidade na preservação da vida no planeta, as chamadas religiões da terra ou religiões da natureza aportam uma contribuição fundamental. Visando explorar essas relações, este artigo discute o impacto causado pelo processo de dessacralização do mundo na percepção do homem em relação ao mundo natural. Nesta linha, contrapõe a atitude teísta (característica das chamadas "religiões do livro") à perspectiva (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  62
    As religiões dos brasileiros.Pierre Sanchis - 1997 - Horizonte 1 (2):28-43.
    Há dois movimentos simultâneos no campo religioso brasileiro: um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; um segundo de relativa homogeneização. No campo cristão, o fenômeno mais visível é o da entrada maciça dos pentecostais, não só na arena religiosa em geral, mas nos seus pontos de alta visibilidade, especialmente populares. O significado da preferência dos pobres e do aparente trânsito do catolicismo ao pentecostalismo tende a representar o trânsito entre duas culturas: a tradicional católica afro-brasileira, e a cultura moderna (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  16
    Umbanda, Magia e Religião: a busca pela conciliação na primeira metade do século XX (Umbanda, Magism and Religion: the search for conciliation in the first falf of the twentieth century) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p729. [REVIEW]Artur Cesar Isaia - 2011 - Horizonte 9 (23):729-745.
    O texto tem como proposta investigar o posicionamento de alguns intelectuais da umbanda na primeira metade do século XX, evidenciando suas tentativas de conciliação entre religião e magia. Partindo do reconhecimento da oposição estatal entre religião e magia, o texto evidencia as operações conciliatórias dos intelectuais da umbanda, no sentido de, ao mesmo tempo trazer a magia para o âmbito da nova religião, dotá-la de uma base ética e separá-la de manifestações rituais não toleradas pelo estado e por ele criminalizadas. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  37
    De Xangô a Candomblé: transformações no mundo afro-pernambucano (From Xangô to Candomblé: transformations in the afro-pernambucan world) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p13. [REVIEW]Zuleica Dantas Pereira Campos - 2013 - Horizonte 11 (29):13-28.
    A diversidade dos cultos e práticas religiosas afro-brasileiras e a consequente multiplicidade das suas experiências já foram ressaltadas pelos estudiosos do fenômeno principalmente na virada do milênio. Propomos-nos nesse texto a discutir de que forma essas religiões conseguiram preservar traços marcantes das culturas e crenças passadas de geração em geração e ao mesmo tempo, modernizar suas práticas e modos de vivenciar a experiência religiosa uma vez que precisam adaptar-se aos novos tempos e, portanto, a novas expectativas e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  55
    De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-religiosas no espaço público. [REVIEW]Mariana Ramos de Morais - 2018 - Horizonte 16 (50):949-951.
    This thesis is a narrative on how different groups struggle for the understanding provided to the Afro-Brazilian religions of the process promoted by the Brazilian State with the objective of a nationality configuration. An ongoing process which has no precise date for its beginning. The end of the 19th and the beginning of the 20th century, when the debate on the construction of a nation ideal, the Brazilian nation, starts to emerge, mark the start of the reflection presented in (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Comida ritual em festas de Tambor de Mina no Maranhão (Ritual food in Maranhão's Tambor De Mina festivities) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p242. [REVIEW]Sérgio Figueiredo Ferretti - 2011 - Horizonte 9 (21):242-267.
    Resumo Tambor de Mina é o nome da religião afro-brasileira no Maranhão e na Amazônia estabelecida a partir de São Luís desde meados do século XIX. Existem duas casas fundadas por africanos que se continuam: a Casa das Minas Jeje, de origem daomeana e a Casa de Nagô, iorubana de onde derivam a maioria dos terreiros de Mina recentes e atuantes. Trata-se de religião muito ritualizada e discreta, envolvida em segredos e mistérios cuja mitologia é pouco comentada e os (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Filosofia Afro-Brasileira Como Contribuição Formativa Para o Ensino de Filosofia.Antonio Filogenio de Paula Junior - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022013.
    Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. Em relação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Hacia Una Educación Religiosa Intercultural. Notas Echusíacas.Cristina Borges - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:67-78.
    Embora a interculturalidade na escola seja uma necessidade urgente no Brasil, a educação intercultural não parece ter a importância adequada. Isto é, o que podemos ver quando olhamos para a educação brasileira, que ainda está adormecida em um sonho colonial. Entretanto, a luta histórica de setores marginalizados da sociedade contra a opressão colonial, como o movimento negro, obteve algum sucesso. As leis 10639/2003, 12.711/2012 e o fato de a Educação Religiosa brasileira ter a interculturalidade como fundamento teórico e pedagógico demonstram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Plantas de uso medicinal ou ritual numa feira livre no Rio de Janeiro, Brasil.Mary Margaret Stalcup & Meg Stalcup - 2000 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio de Janeiro
    Este trabalho procura documentar as espécies e os usos de plantas vendidas por ervatários numa feira semanal do bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Foi realizado entre os meses de agosto/98 e agosto/99, e participaram da pesquisa quatro vendedores, com média de 15 anos de experiência no mercado, fornecendo as plantas e informações sobre seus nomes vulgares, usos e o preparo dos remédios. A feira foi visitada regularmente e os espécimes encontrados foram coletados, fotografados, herborizados e identificados (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    A resistência religiosa afro-brasileira.José Marcos Brito Rodrigues - 2016 - Odeere 1 (1).
    Resenha: SANT’ANNA SOBRINHO, José. Terreiros Egúngún: um culto ancestral afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2015. 284 p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberl'ndia, MG).Astrogildo Fernandes da Silva Júnior & Maria Joana Costa Muniz de Resende - 2024 - Odeere 9 (1):123-143.
    Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Nos limites do texto o objetivo consistiu em apresentar o processo que culminou na elaboração do Curso intitulado “Por uma educação antirracista: o estudo da história da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” produzido como resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, tendo como base e público alvo estudantes jovens e adultos. O estudo está fundamentado em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Maracatus-nação e religiões afro-descendentes: uma relação muito além do carnaval.Ivaldo Lima - 2006 - Diálogos (Maringa) 10 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Minorias religiosas em Portugal: uma revisão bibliográfica.José Pereira Coutinho - forthcoming - Horizonte:765.
    Este artigo sobre as minorias religiosas em Portugal tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos qualitativos de cariz sociológico e/ou antropológico sobre as mesmas, contribuindo, assim, para reunir e analisar os estudos referidos, para além de avaliar, no final, o estado da arte. Para o efeito, realiza-se uma análise exaustiva dos catálogos das bibliotecas das universidades, dos sites dos centros de investigação e das plataformas de dados curriculares, para se coligir as obras de cada autor doutorado, optando-se, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    A questão da laicidade no Brasil: mosaico de configurações e arena de controvérsias.Marcelo Ayres Camurça - 2017 - Horizonte 15 (47):855-886.
    Este artigo visa apresentar as relações entre as religiões e o Estado no Brasil evitando um enquadramento teleológico e normativo, onde um modelo universal sirva de paradigma. Para tal, busca construir um mosaico de configurações diferenciadas que expressam situações de laicidade desiguais, mas convivendo entre si no país. Visa então, apresentar a própria noção de laicidade, tal como foi apropriada no Brasil, enquanto um processo que envolve conflitos, negociações e acordos em marchas e contra-marchas. Isto se dá através da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  7
    Dimensões Formativas Em Territórios de Matriz Afro-Brasileira: Apontamentos de Uma “Pesquisadora - Abian”.Mical de Melo Marcelino & Marana de Oliveira Pires Coelho - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:105-122.
    O presente trabalho retrata os resultados de uma pesquisa realizada nos moldes da observação participante e da etnobiografia com o objetivo de compreender a dinâmica existente entre o ensino e aprendizagem e os valores civilizatórios inerentes às práticas cotidianas de uma comunidade tradicional afro-brasileira. O estudo foi realizado por meio da observação e participação de atividades litúrgicas de um terreiro de Umbanda e Candomblé – o “Ilè Asè Tobi Babá Olòrigbìn” - localizado na cidade de Ituiutaba, MG. O ensinar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    A união mística com o Orixá através da participação no Axé (The mystical union with the deity Orisha through participation in Axé) - 52/P.2175-5841.2013v11n30p737. [REVIEW]Sergio Sezino Douets Vasconcelos - 2013 - Horizonte 11 (30):737-756.
    As religiões de matriz africana no Brasil possuem um rico e complexo sistema de crenças, ritos e mitos que caracterizam a sua experiência religiosa. Este trabalho limita-se a estudar alguns temas religiosos do Candomblé de raiz nagô. A ideia de criação funda-se na concepção de um duplo cosmos, organizado em dois planos: o universo físico (aiyê) e o seu duplo espiritual (órum). Deus (Olorum), concebido como ser supremo e criador de todos os outros seres, estabelece relação com os seres (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Pelo caminho das letras e do patrimônio cultural: culturas afro brasileiras nas revistas de Duque de Caxias/RJ.Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra & Eliana Santos Da Silva - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente estudo se propõe analisar como a produção de conhecimento, em dois periódicos locais em Duque de Caxias: a Revista Hidra de Igoassú e a Revista Pilares da História, abordam a temática das culturas afro brasileiras. Assim, o objetivo é identificar como os agentes de produções estão conectadas as agências na cidade de Duque de Caxias e como articulam as produções para projetação e divulgação de ações patrimoniais na cidade. Palavras-chave: Baixada Fluminense, Culturas afro brasileiras, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    A construção e percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e a formação da identidade étnico-racial no contexto escolar.Raimunda Ribeiro & Marina Ferreira Gomes - 2021 - Odeere 6 (2):255-279.
    O artigo apresenta uma discussão acerca da percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e da construção da identidade étnico-racial no enredo escolar. A investigação foi realizada a fim de: 1- analisar os tipos de suportes e referenciais culturais que a escola fornece para a construção da identidade étnico-racial; 2- identificar as consequências do tipo de representação do negro construída e percebida na escola para o desenvolvimento da identidade étnico-racial dos alunos do Ensino Fundamental I. Para tanto, utilizou-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Contribuições do livro "A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras".Mônica Tamiris Pereira Cruz - 2022 - Odeere 7 (3):181-184.
    O presente trabalho tem por objetivo descrever de maneira sucinta as contribuições do livro A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras, organizado por Mattar; Pinheiro; Suzuki no ano de 2020, que reúne trabalhos de diversas autoras e autores que apresentam dicussões que abodam as questões etnico-raciais no ambiente escolar.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Relação de dissertações sobre temática afro-brasileira.Ênio José da Costa Brito & Claudio Santana Pimentel - 2019 - Horizonte 17 (52):462-504.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Pensamento Filosófico Africano, Afro-Brasileiro e o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.Adilbênia Machado - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:3-23.
    Esse artigo tem o intuito de pensar o ensino de história e cultura africana e afro-brasileiro desde a perspectiva da filosofia africana contemporânea. Tem o encantamento como delineador para a formação em torno das relações étnico-raciais, refletindo uma educação inclusiva e que valoriza a diversidade. Traz reflexões e perspectivas para um currículo outro por meio do personagem Ananse, onde o conhecimento só faz sentido compartilhado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Exu-feminina: sentido e erotismo em Maria Padilha de Bixarte.Bruna dos Santos Correia - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e62737p.
    ABSTRACT In this research, adopting a qualitative and descriptive approach, the aim is to investigate the possible meaning’s effect associated with the image of Female-Exu using the theoretical framework of Materialist Discourse Analysis. The mythologies surrounding this entity are linked to her power at crossroads and her potential to open paths, providing her followers new ways of understanding life. Additionally, the image of this entity updates meanings related to eroticism. Considering the hegemony of Christian ideologies, the representation of the Female-Exu (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    A import'ncia das nações de Candomblé para a população afro-brasileira em Cachoeira, Ba.Sandro Dos Santos Correia - 2019 - Odeere 4 (8):312.
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as perseguições e violências em razão da escravidão e do racismo institucional as Nações de Candomblé no município de Cachoeira, como também em observar como os termos geográficos são importantes no processo de descolonização na contemporaneidade. Foi utilizada uma metodologia desenvolvida por meio de investigação participante em alguns terreiros, trabalho de campo e entrevistas com lideranças religiosas no território de Cachoeira-BA; a análise foi concentrada em dados da publicação da SEPROMI com duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  11
    Disputa, imposição e negação em trabalhos escolares sobre história e cultura afro-brasileira e africana.Sandra Aparecida Batista - 2017 - Agora 19 (1):155.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  25
    O ensino da história E da cultura afro-brasileira E o discurso in/exclusivo da diversidade.Camila Francisca da Rosa & Mozart Linhares Da Silva - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):31.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    A peça Mãe de Alencar e as vozes sociais sobre a questão afro-brasileira.Angela Maria Rubel Fanini & Maria Domingos Pereira Ventura - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):176-198.
    RESUMO Este artigo analisa a peça Mãe, de José de Alencar, que tem por cenário o Rio de Janeiro da segunda metade do séc. XIX, retratando a escravidão africana doméstica. Fundamenta-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo, focalizando as vozes sociais sobre a escravidão presentes nas falas das personagens. A investigação leva o leitor a perceber os posicionamentos sobre a escravidão presentes no cotidiano nacional que migram para o interior do drama alencariano. Também se mobilizaram discursos historiográficos do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    As religiões de matrizes africanas: o Candomblé, seu espaço e sistema religioso (Studies concerning Candomblé: its space and its religion system).Aurino José Góis - 2013 - Horizonte 11 (29):321-352.
    Apesar dos estudos sobre o tema das religiões de matrizes africanas já realizados no país, ainda subsiste o desconhecimento e a discriminação em relação a elas, por parte significativa da população brasileira. Não obstante a produção existente é imperativa a necessidade de novas abordagens e perspectivas de análise. Esse é o objetivo desta Comunicação: traduzir numa linguagem clara e fundamentada as práticas rituais, a configuração do espaço sagrado e o culto as divindades do panteão africano, especificamente do Candomblé. O (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    LEBABIMIBOME: espiritualidade africana e resistência à escravização.Hildebrando de Almeida Cerqueira - 2021 - Odeere 6 (2):202-236.
    Neste artigo eu revisito a minha tese de doutoramento em antropologia social: “Esclavage et Inventions Spirituelles Afro-Brésiliennes: Du Vudum Lebabimibome aux Contes Populaires”, onde tentamos demonstrar um dos impactos marcantes da escravização na história dos povos africanos e afrodescendentes, como este fato marcou a vida espiritual e intelectual das diasporas nas Américas, especialmente da brasileira. Mostramos como estas populações dialogaram entre si, apropriaram-se e transformaram os valores culturais dos povos que as subjugaram. Adaptando-se aos novos quadros-sociais souberam preservar suas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    Escurecimentos literários: autoria de ancestralidade negra na fundação da literatura infantil brasileira.Elizabeth Cardoso - 2023 - Odeere 8 (1):106-118.
    O artigo tem como objetivo recolocar a literatura infantil produzida por autoras e autores afro-brasileiros na história crítica da literatura infantil brasileira, com vistas a reescrever essa trajetória e colaborar com a formação de leitores de literatura com bases antirracistas e tecida na afropoética. Neste texto enfoco prioritariamente Gonçalves Crespo (1846-1883) e sua obra Contos para nossos filhos (1896), mas amplio o debate para outros autores afrodescendentes como João do Rio (1881-1921), Ildelfonso Juvenal (1894-1965) e Mestre Didi (1917-2013) e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  30
    Novo Mapa das Religiões (New Map of Religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p637.Marcelo Cortes Neri & Luísa Carvalhaes Coutinho de Melo - 2011 - Horizonte 9 (23):637-673.
    O Brasil é o país com a maior população católica. A evolução de variáveis socioeconômicas na década de 1990, aí incluindo casamentos, fertilidade, renda, moradia entre outras, revelam que nenhuma mudou tanto quanto a composição religiosa da população brasileira. O Censo é a base de dados mais usada nos estudos no tema, porém, as estatísticas estão hoje paradas no Censo 2000. A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2009 – POF/IBGE permite medir a religiosidade brasileira recente detalhando subgrupos religiosos com classificação comparável (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Abajur Cor de Carne - Cartografia Pela Dança: Possíveis Epistemologias de Uma Arte Negro-Brasileira.Maicom Souza E. Silva & Elaine Augusta Da Silva Vieira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):79.
    Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma arte negro-brasileira é uma análise do espetáculo de dança contemporânea, homônimo, montado pelo Coletivo Emaranhado na cidade de Vitória/ES em 2019. Sinalizamos, a partir do batucar-cantar-dançar, as performances dos artistas que restauram os comportamentos do povo negro-brasileiro. O caminho metodológico seguido, por este artigo, foi o estudo de caso pautado na observação de vídeo e registros de imagens do espetáculo, acompanhado da revisão bibliográfica das obras que contemplam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    De macumba a umbanda: o processo de legitimação da religião dita genuinamente brasileira.Mariana Ramos de Morais - forthcoming - Horizonte:1623.
    Este artigo aborda o processo de legitimação da umbanda, uma religião afro-brasileira, presente hoje em todo Brasil e mesmo no exterior. Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda. O estigma do feitiço, atrelado às práticas religiosas afro-brasileiras desde o Brasil colônia, também foi a ela transposto. No intuito de afirmá-la como religião, alguns (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanton.Cristiane Silveira Santos & Alexandre Anselmo Guilherme - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:222-239.
    O presente trabalho reflete sobre a significativa e desigual morte de jovens negros no País. Para tanto, a produção traz uma discussão sobre o teórico martinicano Frantz Fanon que, com suas ideias sobre racismo e colonialismo, nos ajuda a reconhecer o racismo brasileiro e a condição em que vivem os jovens negros do Brasil. Apesar de Fanon afirmar que suas considerações se referem apenas ao momento histórico em que escreve e aos estudos de colonialismo, acreditamos ser fácil fazer um paralelo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Vestígios, “negrofuligens” e “feitiço”: rastros de africanidade na constituição de uma filosofia negro-brasileira.Elisangela de Jesus Santos & Ludmilla Lis Andrade De Lima - 2022 - Odeere 7 (1):217-234.
    Este artigo atende às provocações dos seres encantados que atuam na construção de nossa Filosofia afro-brasileira estimulando a criação de novas epistemologias através do fazer-negro centrado no mistério, na Força Vital, no diálogo com o Tambor e o Batuque e no poder da Palavra, todos estes saberes ancestrais que preenchem e conduzem nossa formação acadêmica como mulheres e pessoas negro-periféricas. Utilizaremos os termos “Filosofia afro-brasileira” ou ainda “Filosofia negro-brasileira” para tratar desses saberes sem que haja diferenciação entre eles. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Educação em direitos humanos: implicações para as religiões no contexto brasileiro.Adriano Sousa Lima - 2020 - Horizonte 18 (55):248.
    A educação em direitos humanos é essencial para o desenvolvimento pleno da personalidade, para a consolidação da cidadania e para promover a cultura da solidariedade, constituindo um dos principais desafios contemporâneos. Aqui reside o papel fundamental das instituições públicas e privadas, na medida em que as mesmas são desafiadas a criar, promover e fortalecer a cultura dos direitos humanos nos seus espaços de convivência. O texto adota como metodologia a análise de bibliografia especializada. Nessa direção, investiga-se os principais instrumentos normativos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Identidades Religiosas Brasileiras e seus Exclusivismos (Brazilian Religious Identities and their exclusiveness) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p782. [REVIEW]Wilhelm Wachholz - 2011 - Horizonte 9 (23):782-798.
    O cristianismo introduzido no Brasil no século XVI, afirmando-se em oposição a religiões anteriores, evidenciou marcas de exclusivismo, intolerância, estigmatização. Com estas marcas o cristianismo buscou reduzir a si indígenas, cristãos novos e negros, negando-lhes em sua alteridade. No século XIX, com a introdução do protestantismo, e no século XX, com o aparecimento do pentecostalismo e neopentecostalismo podem-se verificar marcas semelhantes de exclusivismo e negação mútua no âmbito intra-cristão Uma análise da história das religiões no Brasil evidencia que (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira.Eduardo Oliveira - 2021 - Rio de Janeiro, RJ: Ape'Ku Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Reinado de Nossa Senhora do Rosário: a constituição de uma religiosidade mítica afrodescendente no Brasil (Nossa Senhora do Rosário's Reign: the establishment of a mythical afro-descendent religion in Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p268. [REVIEW]Vânia Noronha - 2011 - Horizonte 9 (21):268-283.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo O Reinado de Nossa Senhora do Rosário (também conhecido como Congado), manifestação católica, típica dos negros, festa popular e importante no Estado de Minas Gerais funda-se em uma narrativa mítica em torno da Santa de mesmo nome e constitui o imaginário de seus devotos. Compreender como esta religiosidade mítica foi constituída no Brasil é o objetivo desse artigo. Os dados são partes integrantes de tese de doutoramento que adotou a teoria da complexidade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Cartas.Nísia Floresta Brasileira Augusta - 2002 - Sta [i.e. Santa] Cruz do Sul, RS: EDUNISC. Edited by Constância Lima Duarte, Miguel Lemos, Paula Berinson & Auguste Comte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    Outras Vozes No Ensino de Filosofia.Wanderson Flor do Nascimento - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:74-89.
    Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Moral e ética no culto aos orixás.Alan Geraldo Myleo - 2012 - São Paulo, SP: Editora Scortecci. Edited by Márcio de Ogum.
    Esta obra pretende atender uma necessidade referente ao tema imposto pela Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que inclui nos currículos escolares a temática afro-brasileira. Não é uma obra que aborda preceitos, rituais, mitos e fundamentos religiosos. Mas sim que trata de questões éticas, sociais, filosóficas e históricas sobre o culto aos Orixás no Brasil.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  2
    Apresentação - Dossiê “Relações étnico-raciais e Ensino de Ciências”.Benedito Eugenio, Christiana Andréa Vianna Prudêncio & Ivanderson Pereira da Silva - 2024 - Odeere 9 (1):1-4.
    Este estudo explora alternativas de gênero e sexualidade construídas por grupos étnicos subalternizados que antagonizam com o que estabelece a norma resultante da cosmovisão dos colonizadores europeus. Sustentamos a tese de que a resistência de grupos étnicos subalternizados, dispersos pelo mundo, evidencia cosmovisões alternativas. Como resultado principal, consideramos que, tendo em vista que no Brasil a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em todos os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  1
    Educação para as relações étnico-raciais: o uso da música como letramentos de (re)existência para uma educação inclusiva.Gamaliel Ribeiro & Jorge Luiz Zaluski - 2024 - Odeere 9 (1):98-122.
    Este texto busca levantar reflexões sobre a importância e necessidades da educação para as relações étnico-raciais e promoção da educação antirracista. A partir do uso conceitual de letramento racial crítico e, da análise de legislações que consideramos oportunas para o enfrentamento do racismo, tais como a Lei nº 14.532, de 11 de janeiro de 2023, Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que visam criminalizar o racismo, e da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    A Reconstrução Racional Em Educação Como Alternativa Ao Domínio da Racionalidade Estratégica.Jovino Pizzi & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:71-93.
    As reconstruções racionais da teoria do agir comunicativo exigem um procedimento que coaduna três tipos de ações: comunicativas, instrumentais e estratégicas. A desconfiança em torno das escolhas racionais recai sobre o tipo de agir estratégico. A perspectiva cognitivista alimenta um carácter lógico de tipo meio-fim. Existe o risco de o sujeito limitar-se simplesmente ao autointeresse individual, pois as escolhas podem obedecer a determinados cálculos egocêntricos. Em uma sociedade individualista, as motivações subjetivas freiam escolhas de tipo universal. No caso da educação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Quem não senta pra aprender, não levanta para ensinar: uma aula com a Griot Marise de Santana.Vanessa Caroline Silva Santos - 2019 - Odeere 4 (8):07.
    A seguinte entrevista, realizada no ODEERE, traz reflexões da Griot Marise de Santana à respeito de suas lutas envolvendo a carreira acadêmica, a religiosidade afro-brasileira e os aspectos de sua ancestralidade fortemente nuançada em sua prática docente, pesquisadora e militante. Buscou-se fazer de forma não linear uma apresentação da sua trajetória acadêmica, os espaços ocupados por ela, a repercussão de suas pesquisas, bem como sua vinculação teórica à outras e outros intelectuais brasileiros e afro-brasileiros. Por fim, aponta-se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Brecha Digital de Gênero e Raça na pesquisa sobre tecnologias digitais de informação e comunicação.Zelinda dos Santos Barros, Yuri Crisostomo Fonseca & Dauda Uali - 2022 - Odeere 7 (1):203-216.
    Produzidas a partir de determinadas concepções e posicionamentos políticos e filosóficos, as tecnologias expressam intencionalidades que orientam as dinâmicas sociais e afetam os seus usos, design e desempenho. Neste artigo, partimos do pressuposto de que as tecnologias não são produzidas e disseminadas de modo neutro, sendo afetadas pelo modo como gênero e raça estruturam as relações sociais. A partir de informações obtidas na Plataforma Lattes, do CNPq, e em sites institucionais, realizamos um mapeamento das docentes universitárias afro-brasileiras e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991