Order:
  1.  8
    Mutual implications between fraternity, hospitality and citizenship in the encyclical Fratelli tutti.Elias Wolff & Sandra Arenas - 2023 - Veritas: Revista de Filosofía y Teología 56:57-80.
    Resumen El mundo globalizado actualmente ofrece innumerables beneficios para la humanidad, debido al desarrollo tecnológico, la comunicación, el intercambio entre economías, culturas y credos, la reducción de distancias, entre otros factores. Pero no existe un acceso real de todas las personas a los recursos de este mundo, ni un reconocimiento del valor de la otredad. Tensiones, conflictos y guerras marcan la actual era de globalización, excluyendo a gran parte de la humanidad del derecho de vivir en libertad, igualdad y dignidad. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Sacramentos, símbolos de comunhão.Elias Wolff - 2023 - Horizonte 21 (64):216413-216413.
    Afirmar os sacramentos como símbolos da comunhão apresenta a questão sobre como possibilitar que essa comunhão aconteça entre igrejas que atualmente celebram seus sacramentos de forma separada. A comunhão sacramental é uma questão ecumênica. Será possível um consenso na doutrina e na celebração dos sacramentos que possibilite às igrejas um mútuo reconhecimento da vivência sacramental? O objetivo deste artigo é responder a essa questão, apresentando as convergências e os consensos que o diálogo ecumênico sobre os sacramentos nos permite colher. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Maria no diálogo ecumênico Contribuições para as relações entre católicos e protestantes na América Latina.Elias Wolff - 2023 - Teología y Vida 64 (3):337-366.
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre Maria, a Virgem de Nazaré, à luz da perspectiva ecumênica na América Latina. O artigo mostra como o assunto é controverso entre católicos e protestantes, explicita elementos de divergência nos âmbitos da teologia e da pastoral, e aponta avanços no diálogo ecumênico atual. O método da pesquisa é a análise qualitativa da bibliografia referente à Maria em teólogos/as de diferentes igrejas. Os resultados indicam possibilidades para as igrejas na América Latina alcançarem convergências sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    O pluralismo eclesial: da contradição à afirmação do Evangelho.Elias Wolff - forthcoming - Horizonte:1544.
    O artigo objetiva analisar o pluralismo eclesial no mundo cristão, as tensões e os conflitos que aí existem, mas também as possibilidades de encontro no testemunho do Evangelho. Pelo método da análise qualitativa da bibliografia pertinente ao tema identifica, de um lado, fatores socioculturais e teológicos do pluralismo que são expressões de contradição na compreensão e vivência da fé cristã. De outro lado, aponta para elementos que podem favorecer a superação das divisões. Mostra que para isso se faz necessário um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Theology at the university: requirements of the plural paradigm.Elias Wolff - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:145-173.
    Resumo O cenário religioso mutável e plural do nosso tempo implica na teologia cristã, particularmente aquela produzida nas universidades, espaços catalisadores de questões mundiais, sendo a religiosa uma das mais relevantes. O objetivo deste artigo é verificar como a teologia acadêmica, especialmente aquela produzida na universidade, expressa essa característica da atualidade: a pluralidade. O método é a análise qualitativa de estudos que valorizam o plural na fé e na teologia cristã. A hipótese é que as perspectivas ecumênicas e inter-religiosas são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Reformas na igreja: chegou a vez do catolicismo? Uma aproximação dos 50 anos do Vaticano II e os 500 anos da reforma luterana, no contexto do pontificado do papa Francisco. [REVIEW]Elias Wolff - 2014 - Horizonte 12 (34):534-567.
    In the history of Christianity, the term "reform" is commonly used to identify the movement of change in the church started by Martin Luther in the sixteenth century, and the churches that emerged from that movement. However, this concept also designates other realities since the aspiration for reforms in church is present throughout its history. In ecclesiology, the term "reform" indicates the different initiatives for change that focus in doctrine, structures, spiritualities and pastoral projects of the church. It does not (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark