Order:
  1.  11
    Rawls, os regimes econômicos e a democracia no local de trabalho.Julio Tomé - 2023 - Princípios 30 (61):169-207.
    John Rawls é um dos filósofos políticos mais proeminentes do século XX. A partir da publicação em 1971 da obra Uma Teoria da Justiça, o filósofo estadunidense se tornou mundialmente famoso nos meios políticos e acadêmicos. Contudo, um ponto que sempre suscitou um enorme debate é naquilo que dizia respeito aos regimes econômicos apoiados e defendidos pelo autor. Esse ponto só foi esclarecido quando Rawls publicou em 2001, portanto 30 anos depois de sua principal obra, o livro Justiça como equidade: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Contra as críticas comunitaristas de Michael Sandel ao pensamento de Rawls.Julio Tomé - 2023 - Aufklärung 10 (2):109-124.
    This paper will investigate one of the main critiques of Rawlsian thought that emerged in the aftermath of the publication of A Theory of Justice in 1971, namely the communitarian critique by Michael Sandel. According to Sandel, Rawls starts from a radically disembodied subject, a unity of the self, from a human subject as a sovereign agent of choice, a creature whose ends are chosen rather than given. In Sandel's view, the original position is not a contract, but the realization (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    A crítica de G. A. Cohen ao pensamento de Rawls: ethos e incentivos.Julio Tomé - 2022 - Griot 22 (3):205-219.
    Nesse trabalho se investigará as críticas apresentadas por Gerald Allan Cohen ao princípio da diferença afirmado pelo filósofo estadunidense John Rawls. Cohen alega que o princípio da diferença permite desigualdades exorbitantes e que essas desigualdades minariam o ethos de solidariedade pressuposto por Rawls. Contra as críticas de Cohen, se salientará o fato de que os princípios de justiça como equidade devem ser lidos em conjunto (leitura holística) e, portanto, as desigualdades permitidas pelo princípio da diferença são muito menores do que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    O egoísmo Shopenhaueriano e a legitimação do Estado civil hobbesiano.Julio Tomé - 2016 - Perspectivas 1 (1):57-68.
    Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de Egoísmo de Schopenhauer elaborado na obra “O mundo como Vontade e como Representação”, ligando-o à defesa da necessidade da instituição de um Estado Civil como é realizado por Hobbes no Leviatã. De onde se parte do pressuposto que egoísmo seria o ponto de partida das ações dos indivíduos, o que em um Estado de Natureza, sem um poder comum a todos, levaria os homens a uma situação de “guerra de todos contra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark